quinta-feira, 22 de novembro de 2018

PLAYLIST CULTECLÉTICA | DIRECTED BY SOPHIE MULLER (PARTE 1)

Descrição da imagem: no centro está escrito com letras brancas "Playlist CultEclética: Directed by Sophie Muller" em um fundo de cor rosa salmão. Ao redor estão quatro fotos: Annie Lennox fantasiada com plumas rosa e laranja e longos brincos de pedras brilhosas; Bjork em uma cozinha segurando um ovo; Gwen Stefani, usando um colar reluzente, está sorrindo e segurando uma maçã; Nina Persson de vestido branco em frente a uma porta.


Olá, leitor@s culteclétic@s! Como eu havia dito nas primeiras edições desta coluna onde dediquei à videoclipes do ano dirigidos por mulheres (que você pode ver aqui e aqui), eu ia preparar um especial dedicado à diretora Sophie Muller, que possui uma extensa carreira na direção de muitos clipes incríveis e icônicos da história da música. Esse especial finalmente chegou e será divido em duas partes porque o currículo dela é imenso e nele somam-se mais de 100 videoclipes. Infelizmente não tenho como colocar todos os clipes aqui, mas vou tentar fazer um apanhado de sua carreira que contempla 4 décadas.

Esta primeira parte é dedicada a clipes dos anos 80 e 90 e na segunda estarão alguns lançados nos anos 2000 até o presente. Mas antes de listá-los aqui vamos conhecer um pouco dela.
Sophie Muller é britânica e frequentou o Royal College of Art, onde dirigiu dois curtas premiados: Interlude e In Excelsis Deo. Ela foi uma das diretoras assistentes do filme 'A Companhia dos Lobos', uma fantasia de horror dirigida por Neil Jordan em 1984. Nessa época ela se tornou amiga dos integrantes do Eurythmics, Annie Lennox e Dave Stewart, e iniciou-se uma parceria com a banda que rendeu a direção de muitos dos videoclipes deles e da carreira solo de Annie Lennox. Outra artista com quem ela tem uma amizade de longa data é Gwen Stefani. Sophie dirigiu alguns clipes do No Doubt e da carreira solo de Gwen.
Um dos aspectos mais marcantes do seu trabalho está na combinação entre fotografia e direção de arte, que são elementos que tornam seus clipes marcas registradas. Alguns dos diretores de fotografia que já trabalharam com ela foram Stephen Chivers e John Lynch.

Sophie Muller e Gwen Stefani


E sem mais delongas....é hora de dar o play nos videoclipes :)


- Eurythmics - "You Have Placed a Chill in My Heart" (1988)


Música que faz parte do álbum Savage, que contém outras cujos clipes também foram dirigidos pela Sophie, como Beethoven (I Love to Listen To) , I Need a Man e Don't Ask Me Why.


- Sade - "Nothing Can Come Between Us" (1988)



Um dos clássicos da Sade, presente no álbum Stronger than Pride. Além deste, Sophie Muller também dirigiu outros dela como Turn My Back On You no mesmo ano e No Ordinary Love em 1992.


- Annie Lennox - "Why" (1992)


Esse clipe é maravilhoso! Why está presente no álbum Diva e o clipe foi todo inspirado na concepção da arte do disco, mostrando Lennox se maquiando em frente a um espelho. O clipe foi premiado no MTV Video Music Awards na categoria Best Female Video. Clipes como Precious e Walking on Broken Glass também tem direção assinada por ela.


Björk – "Venus as a Boy" (1993)


AAAAAAAAAAAAA muito amor por essa mulher 💖 Esse é um dos clipes mais icônicos dos anos 90. Inpirado em um dos livros favoritos de Björk, Story of the Eye de Georges Bataille, o clipe contém algumas metáforas inspiradas na história sexual dos protagonistas do livro.


- Hole - Miss World (1994)



Inspirado no filme Carrie, a Estranha, clássico de Brian de Palma, o clipe traz Courtney Love se preparando para ser a própria  Miss World. A música faz parte do segundo álbum da banda, Live Through This.


- Weezer - Say It Ain't So (1995)


Mais um hino dos anos 90! Música do álbum Weezer, também conhecido como The Blue Album, esta possui um clipe mais intimista filmado na casa que eles costumavam gravar as músicas na época.


- No Doubt - "Don't Speak" (1996)



Uma das músicas da minha vida 💖 e hino atemporal da diva Gwen Stefani! Não tenho palavras pra descrever o amor que tenho por essa música, que faz parte do álbum maravilhoso Tragic Kingdom. O clipe possui a fotografia bem característica e presente no trabalho de Muller e a história nele é um reflexo das tensões internas que a banda passou. Muller também dirigiu os clipes Sunday Morning  e Excuse Me Mr., também do mesmo álbum.


- Blur - Song 2 (1997)


Não sei vocês, mas quando eu escuto essa música do Blur me dá vontade de pular e cantar junto com Damon. Sophie Muller trouxe um ambiente mais intimista para o clipe e além deste ela também dirigiu outros da banda como Beetlebum  e On Your Own, que fazem parte do quinto álbum deles, Blur.


- The Cardigans - Hanging Around (1999)


Eu te amo, Nina Persson 💖
Gran Turismo é um dos meus álbuns favoritos da vida e Cardigans logicamente uma das bandas da minha vida. O clipe de Hanging Around é inspirado no filme Repulsa ao Sexo de Roman Polanski e traz Nina interpretando uma versão da protagonista do filme vivida por Catherine Deneuve


- Garbage - When I Grow Up (1999)



Não tem como não gostar de Garbage e Shirley Manson 💖
Faixa do álbum Version 2.0, a música possui dois clipes: uma versão ao vivo e este que foi lançado durante a divulgação da comédia O Paizão. A música está na trilha sonora do filme.


- Semisonic - Secret Smile (1999)


AAAAAAAAAAAAAAA outra música da minha vida! Semisonic é a cara do finzinho dos anos 90 e não é só de Closing Time (que amo também) que a banda se tornou conhecida. Secret Smile esteve na trilha da série Dawson's Creek e faz parte do álbum Feeling Strangely Fine. O clipe é estrelado pelo vocalista Dan Wilson e sua esposa Diane Espaldon.


Espero que tenham curtido essa primeira parte do especial dedicado a essa maravilhosa diretora. A segunda parte chega na próxima semana 😊
Siga a gente nas nossas redes Facebook, Instagram e Spotify. Abaixo, está nossa playlist com um plus de mais algumas músicas:





Nenhum comentário:

Postar um comentário