quarta-feira, 12 de setembro de 2018

PLAYLIST CULTECLÉTICA #1 | VIDEOCLIPES BY SOFIA COPPOLA

Descrição da imagem: montagem com 4 fotos - a diretora Sofia Coppola ao lado de uma câmera num local de filmagem; a atriz Kirsten Dunst sorrindo em cena do clipe de Playground Love (e filme As Virgens Suicidas); a modelo Kate Moss em fotografia preto e branco num pole dance no clipe de I Just Don't Know What to Do With Myself; a atriz Caitriona Balfe chorando emocionada no clipe de Chloroform


Há algum tempo criei dois especiais dedicados ao trabalho dos cineastas Spike Jonze e Michel Gondry na direção de videoclipes musicais uma vez que assim como em suas obras cinematográficas, nos clipes assinados por eles estão todas as características que os tornam diretores especiais. Fazer um especial similar sobre a cineasta Sofia Coppola (de quem sou muito fã) sempre foi um desejo antigo. Aliás, no nosso antigo site, cheguei a fazer este especial em uma outra coluna, mas para estrear esta nova coluna chamada "Playlist CultEclética", decidi mostrar (e enaltecer) a direção dela em videoclipes de bandas maravilhosas. Antes, vou explicar um pouquinho como esta coluna vai funcionar: em cada edição farei uma lista temática com diversos videoclipes musicais.

Voltando a falar de Sofia, que é o tema de hoje....
O estilo cinematográfico dela é marcado por temas como solidão, crise existencial, relações familiares e todas essas características são moldadas através de takes contemplativos, uma fotografia e direção mais intimista e é claro uma trilha sonora pop que estranhamente combina com suas obras (basta lembrar da ótima trilha de Maria Antonieta, que traz músicas de The Strokes, The Cure Siouxsie and the Banshees numa história que se passa no século XVI). Outros filmes como As Virgens Suicidas e Encontros e Desencontros também possuem uma trilha sonora que tornam-se personagens da história e bandas como Phoenix e o duo Air são desde sempre figuras carimbadas em sua filmografia. Mas sem mais delongas, vamos para a lista seguindo uma ordem cronológica de lançamento:

1. The Flaming Lips - This Here Giraffe (1996)


Música que faz parte do álbum Clouds Taste Metalli da banda The Flamimg Lips 💖, This Here Giraffe já mostra uma breve assinatura muito autoral de Sofia como diretora, que três anos mais tarde, pôde ser de fato, reconhecida em seu primeiro filme, As Virgens Suicidas.


2. Air - Playground Love (1999)



O duo francês Air compôs toda a trilha sonora de As Virgens Suicidas e o videoclipe da faixa Playground Love traz imagens do filme misturadas com a pequena aventura de um chiclete mastigado.

3. The White Stripes - I Just Don't Know What to Do With Myself (2003)




A música originalmente gravada pelo cantor Tommy Hunt na década de 60, ganhou covers gravados pelas cantoras Dusty Springfield e Dionne Warwick e é claro pela banda The White Stripes, que lançou como faixa do seu famoso álbum Elephant. Protagonizado pela modelo britânica Kate Moss e com direção de fotografia assinada por Lance Acord (responsável também pela fotografia dos filmes Encontros e Desencontros e Maria Antonieta), o clipe foi um frenesi na época de seu lançamento (lembro do alarde que a MTV fazia para a estreia desse clipe em um de seus programas). A dança em um pole dance foi coreografada por Robin Conrad (que em 2010 voltou a trabalhar com Sofia no filme Um Lugar Qualquer).


4. Phoenix - Chloroform (2013)

"My love is cruel..."
Primeiro a gente grita que hino, depois a gente aprecia essa música maravilhosa da banda francesa Phoenix (onde o vocalista, Thomas Mars, é simplesmente o maridão da Sofia). A banda é uma antiga colaboradora na filmografia dela, e inclusive compôs toda a trilha sonora do seu mais recente filme, O Estranho que Nós Amamos (The Beguiled), lançado ano passado. A música Chloroform faz parte do ótimo álbum deles Bankrupt! de 2013 e traz a banda tocando em slow motion com atrizes representando fãs emocionadas (entre as atrizes estão Caitriona Balfe, da série Outlander, e Claire Julien, que atuou em The Bling Ring - A Gangue de Hollywood, filme de Sofia lançado também em 2013). A fotografia em preto e branco foi assinada por Darren Lew, responsável também pela fotografia dos clipes Pretty Hurts da Beyoncé e Blackstar do David Bowie.


5. Comercial 'Marni collection' para a grife H&M, estrelado pela atriz Imogen Poots (2012)


Não é videoclipe, mas não deixa de ser uma pequena bela obra dirigida por Sofia Coppola. Ao som do clássico Avalon da banda Roxy Music (liderada por Bryan Ferry), o comercial feito para a H&M traz Imogen Poots em vários looks da grife sueca.

6. Comercial 'Miss Dior', perfume da grife Christian Dior, estrelado pela atriz Natalie Portman (2013)



Neste comercial, Natalie linda como sempre 💖 é a estrela da fragrância Miss Dior ao som de La Vie en Rose, clássico de Edith Piaf.


Além desses vídeos, Sofia Coppola também dirigiu os clipes de "Shine" do Walt Mink em 1993 e de "City Girl" do Kevin Shields (vocalista do My Bloody Valentine) em 2003, mas os vídeos não estão mais disponíveis. Aliás, City Girl está na trilha de Encontros e Desencontros e possui um vídeo não-oficial com cenas do filme:



E para finalizar, gostaria de destacar que tem muito fã talentoso que cria vídeos lindos com cenas dos filmes dela. Um desses vídeos é este aqui que ao som da música Bourgeois do Phoenix, mostra cenas do filme Maria Antonieta:





Outro vídeo incrível é este tributo à filmografia dela criado pelo canal Jacob T. Swinney no Vimeo, com o título de Sofia Copppola's Dreamscapes e com as músicas Girls do Death in Vegas, Tommib de Squarepusher e Just Like Honey do The Jesus and Mary Chain (esta última, tocada na linda cena final de Encontros e Desencontros):


Nenhum comentário:

Postar um comentário