quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Quer Ouvir Uma História? - Sobre As Histórias Que A Literatura e o Cinema Contam (Heloisa Prieto)

51mjleqarsl-_sx378_bo1204203200_

SINOPSE

       Contando casos e lendas, relendo clássicos de aventuras, a autora convida-nos a instigar a imaginação e a descobrir que vivemos cercados de narrativas, dos antigos mitos às grandes estreias mundiais do cinema.

BREVE COMENTÁRIO

       O livro está dividido em vários capítulos, que abordam diferentes temas, relevantes para a literatura em diversos contextos históricos e culturais. Como se fosse uma espécie de diálogo descontraído com o leitor, em que a escritora ressalta a importância de se cultivar as lendas e narrativas em suas três formas de expressão: oral, escrita e visual. Faz referência aos clássicos e outras grandes obras da literatura e do cinema, bem como dá algumas indicações de leitura. Tudo isso, sem querer ditar normas, mas com a intenção de despertar a sensibilidade do leitor para a importância de tais mitologias nos dias atuais.
       “No cinema usa-se uma expressão reveladora: “ponto de virada” [...] o evento significativo que dá novo rumo ao enredo no qual se desenvolvem os personagens. Talvez essa seja uma grande ambição, mas a intenção deste livro é justamente criar um ponto de virada, instigar a imaginação, propor outro olhar para se encarar a literatura em seus três níveis – oral, escrito e visual – e apontar sutilezas que essas três linguagens apresentam quando se entrecruzam”. (Página 13)
       Fala do hábito de contar histórias, desde os princípios, com os primeiros homens ao redor do fogo (os xamãs), passando pelos diversos gêneros textuais como os contos de fadas, as fábulas, o conto maravilhoso, o romance, a novela, o cinema, entre outros. A autora ressalta, a importância de ocuparmos o lugar do xamã e preservarmos e / ou resgatarmos a contação de histórias, como faziam nossos ancestrais. E, por ser especialista nessa área, Heloisa Prieto dá dicas de como o professor pode trabalhar as narrativas com seus alunos – mais um ponto positivo do livro.
       Das muitas histórias apresentadas pela autora e suas reflexões, chamou-me bastante a atenção para a discussão do interessante fato de que ao recebermos uma narrativa, sendo em qualquer uma das formas já citadas, quando estamos no papel do interlocutor, é possível inferir nossos conhecimentos prévios: no Capítulo 2: Múltiplas Mensagens – Questões da diversidade cultural, que diz respeito a compreensão da obra, sendo assim, um adulto e uma criança ou um americano e um australiano, podem fazer uma leitura diferente do mesmo conteúdo – pai e filho podem assistir ao mesmo filme juntos, mas na hora de contar a síntese do enredo, cada um vai se apegar aquilo que lhe chamou mais atenção, que dialogou melhor com seu conhecimentos de mundo.
     Intencionalmente ou não, Quer Ouvir Uma História?, tende a ocupar um lugar importante entre os livros de divulgação de teoria literária, bem como de sugestões de leitura, e filmes, pois somos atraídos para as diversas obras em que a autora se baseia e tece seus comentários ao longo de sua narrativa, desde a Bíblia Sagrada, com a história de Jonas, passando por As mil e uma noitesOs Três Mosqueteiros (Alexandre Dumas), A Leste do Éden (John Steinbeck), Os Caçadores da Arca Perdida (Steven Spielberg), Capitães da Areia (Jorge Amado), os livros de José de Alencar, todos os livros de Conan Doyle, que trazem o famoso detetive Sherlock Holmes. Essas são apenas algumas das indicações presentes na obra.img_20160922_172218
            Além de ser um ótimo livro para pais, filhos e professores, eu acredito que escritores também podem aprender muito com a obra. Heloisa Prieto, por ser, além de uma excelente ficcionista, é professora de teoria literária, palestrante e especialista no assunto abordado, por isso os temas trabalhados são tão bem desenvolvido. Deixo um destaque especial para a beleza capa e as ilustrações no início de cada capítulo, que agrega ainda mais valor à estética a obra.
img_20160922_171931
51mjleqarsl-_sx378_bo1204203200_
















SOBRE A AUTORA

Heloisa Prieto é paulistana, nasceu em 1954. Licenciada em Letras (USP), mestra em comunicação e Semiótica (PUC) e doutora em Literatura Francesa (USP). Autora de 60 livros, entre eles Lenora (2008), A loira do banheiro (2008), A tábua de esmeraldas (2007), em parceira com Paulo Bloise. Ian (2015).  Heloisa recebeu importantes prêmios, entre eles dois Jabutis; teve várias obras adaptadas para o cinema, teatro e televisão; ministra oficinas de criação literária em várias instituições, além de traduzir, adaptar e coordenar obras literárias para crianças e jovens. Fascinada pela obra de Edgar Allan Poe, Maupassant e Balzac, dedicou-se à escrita e pesquisa da literatura gótica. Este interesse também a influenciou em outras artes: a autora é fã de bandas como Led Zeppelin e The Doors e obras de artistas como Hieronymus Bosch, Gustave Doré, Edmund Dulac e Moebius.

CARACTERÍSTICAS DO LIVRO

Público alvo: Ensino de leitura; Teoria e crítica literária
Autor: Heloisa Prieto
Editora: Bamboo Editorial
Ano de publicação: 2014
 ISBN: 978-85-66587-60-9
Formato: 16 x 21 cm
Páginas: 240

ENTREVISTA

Click aqui e para ver uma entrevista de Heloisa Prieto no Youtube, sobre o livro Quer Ouvir Uma História? - Sobre As Histórias Que A Literatura e o Cinema Contam.  

Gosta da Sé7ima Ar7e? Gosta de literatura? Gosta de séries? E de música? Então,  
Curta a página CultEcléticos

Obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário