(Post publicado originalmente em 31 de janeiro de 2016)
Há uns meses atrás iniciei aqui no blog uma coluna especial dedicada a cineastas que já dirigiram e ainda dirigem videoclipes musicais. O primeiro escolhido foi o americano Spike Jonze e no post selecionei alguns dos videoclipes mais legais e icônicos dirigidos por ele. Desde setembro do ano passado a coluna entrou num hiatus mas agora decidi trazê-la de volta para a grade cinematográfica/musical do blog.
Nesta segunda edição da coluna, trago um dos cineastas mais inventivos dessa geração: o francês Michel Gondry. Responsável pelo belíssimo ‘Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças’ (meu filme favorito da vida!) e por filmes super legais como ‘Sonhando Acordado’ e ‘Rebobine Por Favor’, Gondry possui um cinema muito autoral, sempre marcado pelo uso do surrealismo e cenários coloridos. Seu trabalho por trás das câmeras começou no fim da década de 1980 na direção de videoclipes da banda francesa Oui Oui. E o legal é que ele era o baterista do grupo.
Ao assistir todos os videoclipes dirigidos por ele, percebe-se claramente que muito antes de seu primeiro filme, ‘Natureza Quase Humana’ de 2001, Gondry já utilizava boas doses de surrealismo e muitas cores. Seu estilo diferente com certeza chamou atenção de muitos músicos e bandas, que o convidaram para dirigir clipes em outros países. Ele já trabalhou com bandas como Massive Attack, Rolling Stones, Radiohead e The White Stripes e cantoras como Björk e Kylie Minogue.
Sua lista de videoclipes é imensa e aqui vai uma pequena porção do seu trabalho magnífico no meio musical:
Étienne Daho – “Les Voyages Immobiles” (1992):
Lenny Kravitz – “Believe” (1993):
Sinéad O’Connor – “Fire on Babylon” (1994):
Björk – Army of Me (1995):
Massive Attack – “Protection” (1995):
The Rolling Stones – ‘Like a Rolling Stone” (1995); videoclipe estrelado pela brilhante atriz Patricia Arquette:
Daft Punk – “Around the World” (1997):
Foo Fighters – “Everlong” (1997):
Queens of the Stone Age – “No One Knows” (2002):
Kylie Minogue – “Come Into My World” (2002):
The Vines – “Ride” (2004):
Beck – “Cellphone’s Dead” (2006):
Paul McCartney – “Dance Tonight” (2007); estrelado pela maravilhosa Natalie Portman:
Metronomy – “Love Letters” (2014):
The Chemical Brothers – “Go” (2015):
Nenhum comentário:
Postar um comentário