terça-feira, 11 de dezembro de 2018

PLAYLIST CULTECLÉTICA | O CINEMA COMO INSPIRAÇÃO

Descrição da imagem: montagem com quatro fotos: na parte superior à esquerda está Madonna de vestido e luvas rosas, colar e pulseiras de diamantes. Ela leva os braços para trás tocando seus cabelos. À sua frente aparecem mãos levantadas venerando-a. A foto no lado direito superior está Billy Corgan, do Smashing Pumpkins, de cartola. Atrás dele num cenário simulando um céu azul com estrelas está um casal em cima de duas nuvens tocando instrumentos. Na parte inferior da imagem, no lado esquerdo está Jared Leto de terno vendo uma cópia sua vestido de preto num corredor de hotel. No lado direito está a foto de Beyoncé, com uma roupa preta cobrindo o pescoço e batom rosa na boca. Ela toca seu rosto com alguns de seus dedos que possuem grandes unhas vermelhas. No centro da imagem há uma barra horizontal onde lê-se: Playlist CultEclética: o cinema como inspiração.




Olá, leitor@es CultEcléti@s! Cinema e música é uma combinação que sempre dá certo. Em breve, farei alguns especiais temáticos de trilhas sonoras aqui na coluna, mas o tema da playlist de hoje é: clipes inspirados em filmes. Existem uma infinidade de videoclipes que se inspiraram em filmes famosos e importantes da história do cinema. Na nossa listinha adiante, tem clipe antigo e clipe que acabou de sair do forno. Vamos dar o play? :)


- Queen - "Radio Ga Ga"




Dirigido por David Mallet, esse clipe clássico do Queen foi inspirado no filme Metrópolis, clássico do expressionismo alemão do cineasta Fritz Lang. A música faz parte do álbum The Works lançado em 1984.



- Madonna - "Material Girl"




Neste clássico de Madonna, lançado em 1985 e que está no álbum Like a Virgin, ela encorpora a personagem vivida por Marilyn Monroe no filme Os Homens Preferem as Loiras, mais precisamente na cena em que Marilyn canta Diamonds Are a Girl's Best Friend com seu famoso vestido rosa. A direção do clipe é de Mary Lambert, que já tinha dirigido outros clipes da Rainha do Pop como Like a Virgin e Borderline.



- R.E.M - "Everybody Hurts"



Um dos clássicos do R.E.M e que faz parte do álbum Automatic for the People de 1993, Everybody Hurts traz o clipe inspirado na sequência  inicial do filme  de Federico Fellini. A direção do clipe é de Jake Scott, filho do também cineasta Ridley Scott.



- Blur - "The Universal"



Inspirado em Laranja Mecânica de Stanley Kubrick, o clipe tem direção do cineasta britânico Jonathan Glazer e traz os integrantes da banda como se fossem Alex DeLarge e seus droogs na cena inicial do filme no Milk Bar. A música faz parte do álbum The Great Escape de 1995.


- The Smashing Pumpkins - "Tonight, Tonight"




Esse com certeza é um dos clipes mais icônicos da história! Inspirado em Viagem à Lua de Georges Méliès, o clipe dirigido por Jonathan Dayton e Valerie Faris, foi lançado em 1996, tem o casal Tom Kenny e Jill Talley e ganhou diversos prêmios como o MTV Video Music Awards em 6 categorias. Esse hino está no álbum maravilhoso Mellon Collie and the Infinite Sadness.


- Foo Fighters - "Everlong"



Foo Fighters são donos dos clipes mais divertidos da história. O de Everlong, música do álbum The Colour and the Shape de 1997, tem direção do cineasta francês Michel Gondry e traz uma paródia de Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio (The Evil Dead), clássico filme do cineasta Sam Raimi.



- Faith No More - "Last Cup of Sorrow"




A música que está no disco Album of the Year, o sexto da banda lançado em 1997, possui este clipe inspirado em Um Corpo que Cai, clássico de Alfred Hitchcock. A direção é de Joseph Kahn e traz o vocalista Mike Patton como o personagem de James Stewart e a atriz Jennifer Jason Leigh como a personagem de Kim Novak.




- Ashanti - "Foolish"



Inspirado no filme Os Bons Companheiros de Martin Scorsese, este clipe da cantora Ashanti dirigido por Irv Gotti tem a participação do ator Terrence Howard. A música, que foi um dos maiores sucessos R&B dos anos 2000, faz parte do primeiro álbum dela (intitulado Ashanti) lançado em 2002.



- My Chemical Romance - "The Ghost of You"



My Chemical Romance era uma das bandas da minha adolescência. O clipe de The Ghost of You (um dos mais caros da banda) é inspirado no filme O Resgate do Soldado Ryan de Steven Spielberg e dirigido por Marc Webb, que também dirigiu o clipe de Helena, um dos maiores hits da banda. The Ghost of You está no segundo álbum deles, Three Cheers for Sweet Revenge de 2004.



- Thirty Seconds to Mars - "The Kill"




Esse clipe maravilhoso da banda do muso Jared Leto é inspirado em O Iluminado, clássico de Stanley Kubrick e adaptação do livro de Stephen King. A direção é do próprio Jared e a música faz parte do álbum A Beautiful Lie de 2005.



- Beyoncé - "Countdown"




Dona de clipes icônicos, a Queen Bey se inspirou no clássico Cinderela em Paris (Funny Face) estrelado por Audrey Hepburn para criar o clipe de Countdown juntamente com a diretora Adria Petty, que também dirigiu o clipe dela de Sweet Dreams. A música está no quarto álbum dela, 4, lançado em 2011.



- Shawn Mendes - "Lost in Japan"




Inspirado em um dos meus filmes favoritos, Encontros e Desencontros da cineasta Sofia Coppola, este clipe de Shawn Mendes traz o cantor reencenando trechos do filme como se fosse o personagem de Bill Murray, Bob. A atriz Alisha Boe (a Jessica de 13 Reasons Why), encorpora a personagem Charlotte, que no filme é vivida por Scarlett Johansson. A música está no terceiro álbum dele lançado neste ano.


- Ariana Grande - "thank u, next"



O clipe mais comentado das últimas semanas é este da Ariana Grande. Esse ano ela lançou o álbum Sweetener, mas o single thank u, next foi lançado há poucas semanas e é uma prévia do seu próximo e quinto álbum. O clipe dirigido por Hannah Lux Davis é inspirado em comédias dos anos 2000 como Meninas Malvadas, As Apimentadas, De Repente 30 e Legalmente Loira e traz a participação de Kris Jenner, da atriz Jennifer Coolidge (que participou  de Legalmente Loira), do ator Jonathan Bennett (o Aaron de Meninas Malvadas) e do cantor Troye Sivan.



Curtiram nossa playlist?! Possivelmente em breve farei outro especial semelhante porque existem muitos clipes inspirados em filmes.
Na próxima semana trarei um especial com minhas músicas favoritas do ano e depois um com os melhores clipes do ano :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário