sábado, 29 de dezembro de 2018

ESPECIAL | OS MELHORES FILMES DE 2018





Olá, leitores culteclétic@s! O ano está quase acabando e como sempre as listas de melhores filmes do ano costumam sair nessa época. 2018 teve muito lançamento em plataformas de streaming como Netflix, teve blockbuster de qualidade, teve filmes com muita representatividade e histórias importantes e claro, teve filmes com trilhas sonoras incríveis. Infelizmente (e obviamente) não tive como assistir todos os lançamentos, então muito filme interessante e que teve destaque no ano ficou de fora. Blockbusters como Missão Impossível: Efeito Fallout, filmes  nacionais como Ferrugem, independentes como Você Nunca Esteve Realmente Aqui (da cineasta Lynne Ramsay) e animações como Ilha dos Cachorros estão sendo considerados alguns dos melhores do ano pela crítica especializada e pretendo assisti-los em breve.

A lista CultEcética está bastante diversa com vários gêneros diferentes do cinema e vale lembrar que alguns dos filmes que estão na lista são originalmente do fim do ano passado, mas só estrearam aqui no Brasil no início deste ano. Vamos ao top 10:



10 - Aniquilação (Annihilation; Direção: Alex Garland)



Protagonizado por Natalie Portman e ainda com outras ótimas atrizes no elenco como Tessa Thompson, Gina Rodriguez e Jennifer Jason Leigh, esta ficção-científica dividiu opiniões, mas mostrou novamente o quanto Alex Garland é um dos roteiristas e diretores de sci-fi mais interessantes dos últimos anos. O filme também marca mais uma parceria entre o diretor e o ator Oscar Isaac (que trabalharam juntos em Ex Machina: Instinto Artificial).



9 - A Forma da Água (The Shape of Water; Direção: Guillermo Del Toro)



O vencedor do Oscar deste ano também dividiu opiniões, mas o filme é uma fábula maravilhosa que só mesmo Guillermo Del Toro consegue criar. O longa traz uma atmosfera fantasiosa e ao mesmo tempo tão realista assim como ele fez em O Labirinto do Fauno. E Sally Hawkins mais uma vez nos mostra que é uma das melhores atrizes dessa geração.



8 - Lady Bird: A Hora de Voar (Lady Bird; Direção: Greta Gerwig)



Esqueça o péssimo subtítulo da tradução do filme. Lady Bird poderia ser um típico filme coming of age, mas o roteiro e direção de Greta Gerwig deixa a história muito mais interessante além das atuações de Saoirse Ronan e Laurie Metcalf como a mãe da protagonista.



7- Viva - A Vida é uma Festa (Coco; Direção: Lee Unkrich, Adrian Molina)



Quem não chorar assistindo esse filme, boa pessoa não é. A Pixar mais uma vez acertando em cheio em nossos corações e contando uma história tão linda e tão profunda e que enaltece a cultura mexicana 💖



6 - Um Lugar Silencioso (A Quiet Place; Direção: John Krasinski)


Jonh Krasinski bebeu da fonte do clássico Alien: O Oitavo Passageiro de Ridley Scott e entregou um dos melhores suspenses/sci-fi dos últimos anos. Emily Blunt, diva e rainha absoluta do cinema atual, protagoniza com certeza a cena mais tensa do ano.



5- Pantera Negra (Black Panther; Direção: Ryan Coogler)


Wakanda Forever! Essa com certeza é a frase do ano na cultura pop e Pantera Negra é um dos filmes mais importantes da história do cinema (e o melhor já feito pela Marvel). O elenco fantástico, a direção maravilhosa de Ryan Coogler e a fotografia do filme assinada por Rachel Morrison são algumas das características que fazem do filme uma excelente obra empoderadora.



4 - Nasce uma Estrela (A Star is Born; Direção: Bradley Cooper)




Mais um remake de Nasce uma Estrela foi lançado, mas esse possui um algo a mais. Lady Gaga e Bradley Cooper não só possuem vozes maravilhosas e uma química enorme, mas elevam essa história clássica sobre o show business a um outro patamar em relação as versões anteriores. E não tem como não ficar com Shallow reverberando em sua cabeça. Um das músicas  do ano.
(p.s: tem crítica sobre o filme aqui no blog. É só clicar aqui pra ler).



3- Infiltrado na Klan (BlacKkKlansman; Direção: Spike Lee)




Spike Lee voltou com tudo dirigindo esse filme que é inspirado no livro de Ron Stallworth, um policial negro que liderou uma investigação nos anos 70 se infiltrando no grupo racista Klu Klux Klan. O ótimo roteiro cheio de humor ácido e críticas ao racismo enraizado nos EUA também faz um paralelo com o atual contexto norte-americano, alfinetando Trump e os terríveis acontecimentos como o da cidade de Charlottesville. Os atores John David Washington e Adam Driver estão espetaculares e o filme é mais do que necessário nesses tempos em que a onda de ódio, preconceito racial e conservadorismo está assombrando o mundo inteiro.




2 - Me Chame Pelo Seu Nome (Call Me By Your Name; Direção: Luca Guadagnino)



"Elio, Elio, Elio, Elio..." 💜
Mais do que um filme coming of age, Me Chame Pelo Seu Nome é um linda história sobre como um um primeiro grande amor contribui para o auto conhecimento de uma pessoa. Tudo nesse filme é perfeito: a química entre os atores Timothée Chalamet e Armie Hammer, a ambientação numa pequena cidade italiana nos anos 80, a trilha sonora de Sufjan Stevens e claro a direção de Luca Guadagnino. Além disso, a participação de Michael Stuhlbarg é maravilhosa e a cena do monólogo do seu personagem (pai do protagonista) é muito linda. Amor eterno por essa obra-prima! 




1 - Roma (Roma; Direção: Alfonso Cuarón)




O primeiro lugar merecidamente é esta obra-prima de Alfonso Cuarón 💜
Roma foi lançado há poucas semanas pela Netflix, mas foi destaque em diversos festivais de cinema como o de Toronto e o de Veneza. O filme é inspirado na infância do próprio Cuarón no período tenso no México dos anos 70 e traz a atuação maravilhosa de Yalitza Aparicio. Um filme inspirador, intimista e uma obra-prima do cinema.




Preciso fazer uma menção honrosa não a um filme, mas a um episódio de série, que funciona como um filme incrível. Estou falando de Kiksuya, episódio 8 da segunda temporada de Westworld, série da HBO criada por Jonathan Nolan e Lisa Joy


O episódio é focado no personagem Akecheta (interpretado por Zahn McClarnon), um dos índios anfitriões do parque e acompanhar a história dele foi a experiência mais emocionante que tive em uma série de tv. O melhor episódio do ano pra mim de uma das melhores séries do ano, que é puro cinema! Quem dirigiu o episódio foi Uta Briesewitz, diretora que já comandou episódios de outras séries como Stranger Things e This is Us.


Gostaram do top 10?! Ficou faltando algum filme que você considera um dos melhores de 2018? Comentem aqui quais foram seus filmes favoritos do ano :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário