terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Resenha literária | A Gangue do Pensamento


RESENHA LITERÁRIA

LITERATURA ESTRANGEIRA


OBRA: A GANGUE DO PENSAMENTO
AUTOR: Tibor Fischer

EDITORA:  Rocco              ANO:   1999                             

Eddie Caixão ― inglês, filósofo, alcoólatra, sem dinheiro nem prestígio, foge para o sul da Franças a fim de ver-se livre de seus credores por descumprir o acordado em contrato com editora para a produção de seu livro ― conhece, por vias tortas, Hubert, francês, portador de mão postiça, perna mecânica e olho de vidro, ex-presidiário. Ambos fracassados em suas ocupações têm tudo para não formar uma dupla de sucesso.

Eis, então, que essa inóspita dupla faz bem o que cada um faz pior quando passam a realizar com propriedade o que o outro realiza mal: um filósofo torna-se um bom assaltante e o assaltante passa a se interessar por filosofia. Inicialmente, movidos pela necessidade do dinheiro imediato, mas depois o que importa é o desafio às convenções sociais a que são movidos. Enquanto houver o que questionar, há motivação.
Bastante interessante como o autor vale-se do flashbackpara situar o leitor em relação a como os fatos se sucedem. A linguagem erudita e, ao mesmo tempo, coloquial por justamente trazer uma história calcada na Filosofia que pode assustar a alguns por sua erudição, mas nos traz ensinamentos; afinal, a Filosofia (do grego: filos = amigo; sofia = conhecimento)  tem por sua função emergir a percepção do pensar, da construção do conhecimento através do questionamento quase etéreo. "Ipse se nihil scire id unum sciat" (Só sei que nada sei), frase essa atribuída a Sócrates...


E por se basear nos fundamentos filosóficos, que A GANGUE DO PENSAMENTO nos permite refletir sob que prisma estamos observando nossa vida... A maneira peculiar de reflexão proposta recheada de sarcasmos e situações inusitadas ponderadas sob a luz da filosofia e a prática a que é levada na realidade.


Uma leitura imprescindível em que o maior ganho do leitor é que este seja zetético. 
 

 


 


 


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário