Não há dúvidas de que Spike Jonze é um dos cineastas mais inventivos e autorais dessa geração e acredito que pelo menos um de seus filmes aparece em listas pessoais de filmes favoritos de muitos cinéfilos mundo afora. Do surtado “Quero Ser John Malkovich” ao sensível “Ela”, nós percebemos um estilo muito próprio usado por Spike ao filmar cada estória.
E bem antes de filmar seu primeiro longa, Spike Jonze já demonstrava seu talento em curtas, mas também em videoclipes musicais. Sim, meus caros, ele é um diretor que veio do mundo dos videoclipes desde o início dos anos 90.
E para começar esse especial dedicado a ele, relembro aqui alguns dos vários videoclipes dirigidos por ele. Muitos são hoje considerados ícones na história dos videoclipes. Bora relembrar? (ou conhecer, caso você nunca tenha visto algum clipe desses):
Sonic Youth – 100%
Dinosaur Jr. – Feel the Pain
Um jogo de golfe pelas ruas de Nova York ilustra o vídeo da música Feel the Pain, lançado em 1994 pelos americanos do Dinosaur Jr.
Beastie Boys – Sabotage
Esse aqui é um dos clássicos da história dos videoclipes. O divertido Sabotage dos caras do Beastie Boys recria uma paródia de perseguição à lá filme policial.
Björk – It’s Oh So Quiet
Björk é única! E aqui nesse videoclipe, Spike Jonze mostra toda a perfeição que ela representa para a música. Como se estivesse em um musical, Björk canta lindamente It’s Oh so Quiet.
Sonic Youth – The Diamond Sea
Mais outro video do Sonic Youth dirigido por Jonze. Dessa vez com uma compilação de vídeos ao vivo e arquivos da banda.
Daft Punk – Da Funk
Em 1997, ele dirige um inusitado clipe para a dupla francesa Daft Punk. Em Da Funk acompanhamos a tentativa de socialização de um homem-cachorro.
R.E.M – Electrolite
Michael Stipe e Cia. e mais algumas pessoas acorrentadas ilustram o clipe da ótima música Electrolite, lançado em 1997.
The Chemical Brothers – Elektrobank
Sofia Coppola (antes de tornar-se uma cultuada cineasta) participa de uma competição de ginástica artística nesse clipe dos britânicos do The Chemical Brothers em 1997. Vale lembrar que alguns anos depois Sofia teve um relacionamento de 4 anos com Spike Jonze.
Fatboy Slim – Weapon of Choice
Um ícone na história dos videoclipes, Weapon of Choice do Fatboy Slim traz nada mais nada menos que o grande Christopher Walken dançando num hotel. O clipe ganhou alguns prêmios no início dos anos 2000, inclusive um Grammy de melhor curta musical.
Weezer – Island in the Sun
Em 2002, Spike dirige a segunda versão de Island in the Sun do Weezer, o clipe mais fofo que existe na história da música!!!!!
Yeah Yeah Yeahs – Y Control
Em 2004, Spike dirige criancinhas fofas ao lado de Karen O encenando takes inspirados em filmes de terror no clipe da ótima Y Control da banda Yeah Yeah Yeahs.
Arcade Fire – The Suburbs
Como não amar a parceria entre Spike e os canadenses do Arcade Fire? <3 Tudo o que eles fazem juntos se transformam em obras perfeitas. Em 2010, Spike dirigiu o clipe da música The Suburbs (a primeira faixa do álbum homônimo da banda), que na verdade é um trailer do curta-metragem Scenes From Suburbs, escrito por ele e por Win e Will Butler.
Arcade Fire – Afterlife (vídeo dirigido durante o YouTube Awards)
Mais um do Arcade Fire! Nesse vídeo alternativo para a bela música Afterlife, Spike dirige Greta Gerwig (sim, a Frances Ha!) durante a performance ao vivo da banda na premiação realizada pelo YouTube. Todo mundo depois de ver esse clipe tem vontade de dançar como a Greta sempre que ouvir Afterlife!
Espero que tenham gostado dessa seleção de videoclipes! Aqui eu fecho a primeira parte desse especial Spike Jonze! Aguardem a segunda parte desse especial!
Nenhum comentário:
Postar um comentário