segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Série: Chef's Table - Netflix

Comer é essencial. A comida está presente todos os dias em nossa vida. A comida nos conecta, traduz a cultura e a identidade do lugar, traduz a identidade das pessoas.


A gastronomia tem se tornado mais popular e vem despertando o interesse e aguçando a curiosidade das pessoas. Chef’s Table é uma série documental da Netflix que apresenta ao longo dos seis episódios de cada temporada uma nova visão da comida, da alimentação e da gastronomia.



O diretor da série David Gelb, do documentário “Os Sushis dos Sonhos de Jiro”, apresenta os diferentes pontos de vista, histórias e referências dos maiores chefes do mundo.







Lançada em 2015, a primeira temporada conta com Massimo Bottura (Osteria Francescana, Itália), Dan Barber (Blue Hill, New York, EUA), Francis Mallmann (El Restaurante Patagonia, Argentina), Niki Nakayama (N/Naka, Los Angeles, EUA), Ben Shewry (Attica, Austrália) e Magnus Nilsson (Fäviken in Järpen, Suécia). Já a 2ª Temporada, que estreou na telinha em 2016, apresenta Enrique Olvera (Pujol, Cidade do México), Grant Achatz (Alinea, Chicago), Ana Ros (Hiša Franko, Eslovénia), Dominique Crenn (Atelier Crenn, São Francisco, EUA) e Gaggan Anand (Gaggan, Bancoc). O destaque dessa temporada é o brasileiro Alex Atala (do D.O.M, São Paulo).

O diferencial da série é a apresentação das características pessoais e história de vida de cada um. O talento e a criatividade dos chefes são apresentados de uma forma encantadora através da montagem e criação de cada prato. Apesar das diferenças culturais e muitas vezes ideológicas, a criatividade e o amor pela cozinha podem produzir obras maravilhosas. De abrir o apetite e para alegrar os olhos, os pratos são apresentados como uma forma de arte, de expressão de seus criadores. Padrões são quebrados, limites são ignorados e regras esquecidas.

A importância dos ingredientes é ressaltada por todos. A escolha, o cultivo e a preparação dos alimentos são fatores muito importantes para todos os protagonistas da série. O chef Dan Barber apresenta, em seu episódio, o movimento “farm-to-table” que ilustra o objetivo principal da agricultura: alimentar. Cada ingrediente é tratado como único, com características peculiares que podem ser usadas para traduzir a cultura e o gosto local. Alex Atala, criador do Instituto ATA, mostra que nossa relação com o alimento precisa ser revista, temos uma natureza rica e exuberante que pode nos fornecer sabores incríveis. Devemos nos abrir para novas, e muitas vezes, tradicionais possibilidades.

A Terceira Temporada foi lançada no dia 17/02/2017 na Netflix. Aproveite para se inspirar com as histórias de novos Chefs, repensar nossa relação com a comida e encher os olhos com tanta beleza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário